terça-feira, 3 de maio de 2016

Expresso Bier Fest 2016: Atibaia no mapa da cerveja!

À convite do Hotel Tauá Atibaia e da agência A3 Comunicação, estive em Atibaia no último final de semana para conferir tudo o que rolou no Expresso Bier Fest, cuja edição mostrou que a cidade está definitivamente no mapa da boa cerveja no Brasil.

Sobre o Expresso Bier Fest, Atibaia, Abril/Maio de 2016
Sobre o Expresso Bier Fest, Atibaia, Abril/Maio de 2016
Entre os dias 29 de abril e 01 de maio, Atibaia deu um show de competência, bom gosto e simpatia ao sediar, pela segunda vez, o Expresso Bier Fest, festival voltado para os amantes e iniciantes no consumo de cerveja artesanal, onde o público tem um contato diferenciado com produtores regionais de cerveja.

Para esta edição, a organização reformulou o conceito do festival, tornando o ambiente mais intimista e mais parecido com o de um bar, deixando o espaço mais amplo, com mais mesas e aumentando o palco, onde grandes bandas se apresentaram. Alguns expositores ousaram até a eliminar parte do balcão, fazendo com que o visitante adentrasse ao ambiente para conhecer, degustar e tirar dúvidas. Um espaço gourmet também foi preparado, para atender o público mais antenado nas novidades na área da gastronomia. Música não faltou durante os três dias de festival, foram várias as bandas que animaram os visitantes, com destaque para a banda Old Chevy, que levou o público à loucura com clássicos do Rock.


Área interna do Expresso Bier Fest, de frente para o palco
Área interna do evento, com espaço para degustação

O foco do festival, que nesta edição atraiu público estimado de 5.000 pessoas, das mais variadas idades, foi apresentar cervejas para serem degustadas no inverno, que este ano promete ser mais intenso, por isso muitos expositores exibiram receitas dos estilos Stout, Porter e Bock, que possuem graduação alcoólica mais elevada, geralmente. No entanto, houve também bastante espaço para receitas mais populares, como as dos etilos Amber Ale, Weiss, IPA, Pilsen e Red Ale, mas o destaque ficou para a já premiada Pumpkin Ale da cervejaria Sauber Beer, de Mogi Mirim-SP, que leva a adição de abóbora e por isso chamou bastante atenção do público.

Outras cervejarias, como a iniciante Satélite, resolveu apostar na carga de lúpulos americanos de sua cerveja Hop Power, que definitivamente agradou aos paladares mais exigentes, fosse pura, ou passada no filtro de frutas tropicais, que lhe conferia um frescor que, juro, você não vai encontrar em outra cerveja. Outra cervejaria que também se destacou foi a jovem Bragantina, que decidiu levar ao público uma Blond Ale com infusão de frutas vermelhas. Novamente houve premiação para as três melhores cervejas, com votação popular, sendo as vencedoras as cervejarias Schmitz Zandoná, Pedra Grande e Brangantina, em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Esta segunda edição do evento atraiu mais olhares da imprensa, que foi convidada pela organização do evento e pelo Hotel Tauá Atibaia, proporcionando maior cobertura e visibilidade ao festival e pôde apresentar todo o trabalho da cidade de Atibaia, que vem se desenvolvendo nos últimos anos nas mais diversas áreas da economia. Estavam presentes repórteres de veículos como o Portal R7, Folha de São Paulo e diversos sites e revistas especializadas em turismo, hotelaria e gastronomia. Por isso acredito que a próxima edição atrairá ainda mais curiosos e entusiastas, não apenas pela cobertura que recebeu, mas principalmente por se mostrar mais uma vez como um grande e diferenciado festival de cervejas artesanais, que certamente já me deixa ansioso pra a próxima edição, que será realizada em novembro deste ano.


Confira abaixo um vídeo onde apresento algumas das cervejas cedidas por alguns dos expositores à imprensa:

Um comentário: