segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Festivais de cerveja agitaram o país no último fim de semana

Mondial de La Bière e Expresso Bier Fest agitaram o Brasil no último fim de semana
Mondial de La Bière e Expresso Bier Fest agitaram o Brasil no último fim de semana
O Brasil definitivamente vestiu a camisa da cerveja artesanal. Tanto que somente no último de fim de semana de feriado prologado, contou com dois eventos na área, um na cidade de Rio de Janeiro-RJ e outro em Atibaia-SP. Ambos os eventos atraíram o olhar e participação do público, deixando-os ainda mais perto de produtores e distribuidores, além de apresentarem novidades que prometem aquecer o setor e anunciaram os campeões dos festivais que aconteceram em ambos.

Mondial de La Bière
Original do Canadá, o festival foi criado em 1994 por três amantes de cerveja e vem ganhando cada vez mais relevância. De acordo com o site dos organizadores, é hoje o maior festival de cervejas das américas e um dos maiores do mundo, realizado em apenas três países: Canadá, Brasil e França.
No Brasil, o evento aconteceu pela terceira vez, tendo como sede a cidade do Rio de Janeiro.
Durante os três dias de evento, o público estimado de 40.000 pessoas pode conhecer mais de 800 diferentes rótulos de cerveja, sendo 600 deles nacionais. Foram ao todo 112 expositores de todo o mundo, que serviram o impressionante número de 75.000 litros de cerveja (haja sede!).

Muitas cervejarias aproveitaram a oportunidade para lançar suas novidades, como a Brassaria Ampolis, produtora das "Cervejas do Mussum", que lançou a witbier Ditriguis.


O evento sediou pela primeira vez o MBeer Contest, concurso mundialmente respeitado que visa eleger as melhores cervejas do festival que, neste ano, apresentou um resultado não muito comum, um empate. Confira as cervejas vencedoras:

Imagens do Mondial de La Bière
Imagens do evento - Imagens do Twitter
Medalha de Ouro
Cerveja Colorado: Colorado Ithaca - Ribeirão Preto, Brasil
Cervejaria Coruja: Labareda - Porto Alegre, Brasil
Cervejaria Dortmund Lrda: Nostradamus - Amparo, Brasil
Cervejaria Invicta: Invicta Imperial India Pale Ale - Ribeirão Preto, Brasil
Cervejaria NOI: NOI Nera - Niterói, Brasil
Cervejaria Bodebrown: Bodebrown Black Rye IPA - Curitiba, Brasil
Cervejaria Bodebrown: Bodebrown Hop-Weiss - Curitiba, Brasil
Cervejaria Bodebrown: Tripel Montfort - Curitiba, Brasil
Wäls - Cervejas Especiais: Stadt Jever - Belo Horizonte, Brasil
Wäls - Cervejas Especiais: Wäls Quadruppel - Belo Horizonte, Brasil
Wäls - Cervejas Especiais: Wäls Trippel - Belo Horizonte, Brasil
Wäls - Cervejas Especiais: Wäls Witte - Belo Horizonte, Brasil
Cervejaria Bodebrown / Stone Brewing Co: Cacau IPA, colaboração Brasil e Estados Unidos

Medalha de Platina
Cervejas Colorado: Colorado Ithaca Oak Aged - Ribeirão Preto - Brasil
Wäls - Cervejas Especiais: Wäls Petroleum - Belo Horizonte, Brasil

Por iniciativa do apaixonado por cerveja Rogério Martins e a economista Eliane Pires, a primeira edição do evento aconteceu na belíssima e charmosa estação de trens desativada de Atibaia-SP. Reunindo cerca de 20 cervejarias regionais e distribuidores de cerveja, Food Trucks, espaço para crianças e muita música, o evento contou com a participação de aproximadamente 5.000 pessoas.

Se o Mondial de la Bière se destacou por reunir as maiores cervejarias artesanais, donos de restaurantes, concursos renomados etc, a beleza do Expresso Bier Fest estava no contraponto: Famílias ofereciam a cerveja que elas próprias produziam, para famílias que, em sua maioria, tiveram um primeiro contato com o universo da cerveja artesanal. A organização do evento promoveu um encontro único pois, para algumas cervejarias, expor seu produto se tratava de uma primeira experiência, como foi o caso da Cervejaria Tibaya, que produz as cervejas Pedra Grande, tradicionais de Atibaia.

Imagens do Expresso Bier Fest
Imagens do Expresso Bier Fest
Os destaques do evento foram as cervejas ESB Speedway, da Cervejaria BragantinaValenbier com a sua Pilsen e a Thunderbolt, da Cervejaria Schmitz-zandona.

Especialmente desenvolvida para a ocasião, a cerveja ESB Speedway que, antes de chegar ao copo, passa por um "filtro de café", onde entra em contato com grãos frescos de café e tem seu sabor e aroma realçados. A criatividade da cervejaria lhe conferiu o primeiro lugar na votação popular, como a melhor cerveja do evento.

Outro destaque é a cervejaria Sauber Beer, que estampa nos rótulos de seu grande portfólio de cervejas artesanais, quadros de artistas locais, divulgando seus trabalhos como forma de incentivar arte e artistas.

Ambos os eventos provaram o potencial das cervejas artesanais no Brasil e o quanto este mercado ainda tem a crescer, ao mesmo tempo em que procuraram promover o consumo de cerveja de maneira diferenciada, fazendo com que a qualidade e a experiência gustativa sobressaíssem a quantidade e, por consequência, à irresponsabilidade.

Sigam-nos os bons!

Se você gostou desta postagem, compartilhe-a com seus amigos e curta nossa página do Facebook.
Vale sempre lembrar que somos adeptos do lema "Beba menos, beba melhor". Nada de exageros e responsabilidade sempre!

Quer mais?

Conheça também o MemoBier, blog do mesmo autor, onde suas experiências com cerveja se tornam memorias, guardadas e vivas em sua coleção de garrafas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário