sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Torne-se um expert em cerveja em apenas 5 minutos

Expert em Cerveja
Expert em Cerveja
Tá bom vai, ninguém se torna expert em qualquer coisa em tão pouco tempo, concordamos. Mas continue a leitura até o final e entenda mais sobre esta bebida que tem tomado cada vez mais o gosto dos brasileiros.

Cerveja é uma das (senão a mais) bebidas mais consumidas em todo o mundo, mas nunca esteve tão em alta no Brasil como atualmente e, se você ainda não entrou na moda das "Cervejas de verdade", como os entusiastas das cervejas especiais gostam definir, pode ser que você se sinta meio perdido(a) numa daquelas conversas de mesa de bar, quando seus amigos começam a falar sobre malte, lúpulo, cerveja de trigo, cerveja sem adição de componentes químicos, cerveja belga, americana, alemã etc.

Basicamente, uma cerveja é composta por água, lúpulo, malte e levedura, mas a variação de cada um desses ingredientes pode resultar em diferentes estilos, por isso preparamos este post para te ajudar a entender melhor a diferença entre eles e fazer com que todos prestem atenção em você na próxima vez que se encontrar com os amigos no bar:

Terminologias
Estas são algumas das principais palavras que os cervejeiros costumam utilizar:

Lúpulo: É este o componente que geralmente define o sabor e o aroma da cerveja. Trata-se de uma flor (da mesma família da maconha), que costuma florescer em climas frios, por isso os principais tipos são os Americanos, Ingleses e Europeus.

  • Os lúpulos britânicos costumam dar à cerveja sabores que lembram algo terroso, herbal e florai
  • Os americanos costumam deixá-la mais amarga, cítrica e algo que lembre pinho
  • Os demais europeus a deixam floral, picante, apimentada
Malte: Malte não é algo que já venha pronto da natureza, na verdade é o resultado de um processo pelo qual os cereais, geralmente a cevada ou trigo (E aí que que começam as discussões, pois algumas cervejarias utilizam também outros cereais como o arroz) passam até que virem malte.

Geralmente o malte confere à cerveja sabores como: doce, caramelado, achocolatado, café torrado, biscoito, pão.

Levedura: É um fungo, responsável por transformar os açúcares do cereal em álcool, durante o processo de fermentação e também influencia em seu sabor. Atualmente dois tipos de levedura são utilizados:
  • As de alta fermentação (as ALE's): Durante o processo de fermentação tendem a subir à superfície do tanque de fermentação, onde formam uma massa flutuante. É o tipo mais antigo utilizado e fermentam mais rápido, em temperaturas que variam entre 17ºC e 24ºC. É utilizada na produção das cervejas dos tipos Ales, Porters e as de trigo.
  • As Lagers: Fermentam no fundo dos tanques de fermentação. O processo é mais lento e precisa ser feito em baixas temperaturas, entre 7ºC e 13ºC. Passou a ser utilizada em larga escala a partir de meados do século XIX. Acredita-se que, antes disso, apenas os Bávaros a utilizavam, deixando-á maturar armazenadas em cavernas e túneis profundos e frescos, daí a origem do nome, que deriva da palavra alemã Lagerung, que significa "armazenamento". É utilizada na produção das Pilsens, Marzens, Bocks.
  • Podemos também citar cervejas do estilo Lambic, que não utilizam nenhuma dessas duas leveduras, mas as que ficam no próprio ambiente de fermentação, sendo o resultado de uma fermentação espontânea.
Corpo: Você já deve ter ouvido alguém dizer que gosta de determinada cerveja por ser "mais encorpada", certo? Mas já se perguntou o que isso de fato quer dizer?
Trata-se de como a cerveja se comporta da boca, se ela se espalha com facilidade, se é mais aguada, ou o contrário, ela pode ser mais densa, mais volumosa, mais consistente. Podemos classificar o "corpo da cerveja" em três categorias:
  • Baixo: Geralmente as lagers e pilsens
  • Médio: Geralmente as IPA's e Pale Ales.
  • Elevado: Geralmente as Porters, Trigo e Bocks
IBU (International Bitterness Units): Este é um dos termos mais desconhecidos, mas bastante importante. Se você gosta das cervejas mais ou menos amargas, o IBU é muito importante para você. Quanto mais elevado este índice, mais amarga será a cerveja.

ABV (Alcohol by volume): Define a graduação, quantidade de álcool presente na cerveja. É definido em porcentagem pela quantidade de etanol presente a cada 100 ml de cerveja (ou qualquer outra bebida alcoólica) à uma temperatura de 20ºC.


Os Principais estilos de cerveja
Há centenas de estilos de cerveja, tantos que não conhecemos alguém que se aventure a dizer que já experimentou todos, mas conheça alguns dos principais e entenda as diferenças e particularidades:
  • Pilsen: Uma derivação das Lagers, mais clara e cristalina, menos amarga. Representa a maior parte do consumo mundial, algo em torno de 60%.
  • WitBier: De coloração pálida e opaca, produzida com malte de trigo e cevada, que não passa pelo processo de filtragem.
  • Weissbier: Ou cerveja de trigo, como tem se popularizado no Brasil. São produzidas com maltes de trigo. Geralmente são a porta de entrada para o universo das cervejas especiais, devido a suavidade do sabor e diferencial. A maior representante do estilo é a Erdinger Weissbier.
  • APA (American Pale Ale): Desenvolvido nos EUA na década de 80, mais amargas, como as IPAs.
  • IPA (India Pale Ale): Mais amargas, devido a quantidade de lúpulos utilizados durante o processo de produção.
  • Dunkel: Estilo tradicional de Munique, Alemenha. Deriva das lages, porém mais escura e carbonatada e produzida com maltes torrados. Dunkel é uma palavra alemã que significa "Escuro".
  • Stout: De fermentação geralmente alta, com teor alcoólico entre 8% e 12%, é escura e opaca. Originária da Irlanda, seu sabor lembra chocolate, café e malte torrado, mesclando o amargo do lúpulo ao adocicado do malte.
  • Bock: Cerveja de baixa fermentação e alto teor alcoólico, que varia de 6% a 14%. Originária da cidade de Einbeck, na Alemanha, tem sabor forte e encorpado, cor escura e avermelhada.
A cerveja brasileira no mundo
As cervejas especiais tem caído cada vez mais no gosto do brasileiro, por isso cada vez mais cervejarias brotam em todo o país, o que vem fazendo com que o país se destaque no cenário mundial de produção e consumo de cerveja.

Nos últimos anos cervejarias brasileiras tem roubado a cena nos concursos especializados, como é o caso da mineira Wäls que, em 2014, tornou-se a primeira cervejaria brasileira a levar o ouro no World Beer Awards, a "Copa do Mundo das Cervejas", com a cerveja Wäls Dubbel, na categoria Belgian-Style Dubbel
Mais recentemente, neste ano, a Baden Baden levou o ouro no International Beer Challenge, com sua WitBier.

Fatos e Curiosidades
A República Checa possui o maior índice de consumo de cerveja, sendo de 158,6 litros por habitante a cada ano. Em seguida estão irlanda (131,1) e Alemanha (115,8). O Brasil ocupa a 29º posição do ranking, com 55,7 litros por habitante.


Sigam-nos os bons!

Se você gostou desta postagem, compartilhe-a com seus amigos e curta nossa página do Facebook.

Vale sempre lembrar que somos adeptos do lema "Beba menos, beba melhor". Nada de exageros e responsabilidade sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário